Vital Brazil Mineiro da Campanha - 155 anos de nascimento

Comemoração dos 155 anos de Nascimento de Vital Brazil
28/04/1865


Vital Brazil e sua esposa Dinah com filhos em viagem ao Sul de Minas, 1928 
Foto: Acervo Casa de Vital Brazil

“(...) O espírito inovador, o talento e a probidade, foram em Vital Brazil qualidades inatas e hereditárias, como a educação, a compostura e correção são produtos da família e do meio. Muitas das suas qualidades são apanágios da índole mineira e entre elas o amor à verdade, à sinceridade das convicções, à lealdade do comportamento e à delicadeza do trato. São atributos preciosos de um pesquisador e indispensáveis em um homem de laboratório. (...)“ 


Emilio Ribas, São Paulo, julho de 1919. 


Lembrar Vital Brazil nos 155 anos de seu nascimento, em tempos tão difíceis de pandemia, representa, acima de tudo, homenagear e agradecer veementemente a todos e todas que vivem em prol da ciência, da saúde e do bem-estar coletivo. 


-----------------
Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu em 28 de abril de 1865, em Campanha, MG, e faleceu aos 85 anos de idade, em 08 de maio de 1950, no Rio de Janeiro. Casou-se duas vezes e gerou numerosa descendência, com 18 filhos e 53 netos. 

É considerado um dos grandes nomes das Ciências da Saúde. Cientista, ao descobrir a especificidade dos soros antivenenos, colocou à disposição da Humanidade o único tratamento eficaz para os envenenamentos por animais peçonhentos. Médico e sanitarista, foi precursor da Toxinologia nas Américas e um dos pioneiros da medicina experimental no Brasil. Na virada dos séculos XIX e XX, esteve à frente do combate às diversas epidemias que eclodiram no país, tendo lutado contra a febre amarela, a cólera, a varíola e a peste bubônica. Legou escola de referência mundial ao gerar conhecimento e tecnologia inovadora com seus trabalhos inéditos sobre o ofidismo, a soroterapia e os venenos animais. Fundou periódicos científicos emblemáticos e escreveu dezenas de artigos em diferentes línguas. Revolucionou métodos de produção, promoveu a multidisciplinaridade em pesquisas e popularizou a ciência, assim como possibilitou o acesso gratuito ao tratamento soroterápico antiveneno que, até os dias de hoje, salva milhares de vidas ao redor do mundo. Em 1917, recebeu a patente do soro antiofídico e, imediatamente, doou à população brasileira. Destaca-se, dentre seu relevante legado, a criação dos Institutos Butantan, em 1899, em São Paulo, e Vital Brazil, em 1919, em Niterói, RJ, instituições que se tornaram marcos de excelência do fazer científico no país. 

Por Érico Vital Brazil


Reminiscências do Centenário de Vital Brazil
28 de abril de 1965


Almoço festivo oferecido pela Comissão Organizadora das Festividades do Centenário, no Salão de Festas do Colégio de Sion, às autoridades e convidados especiais que vieram a Campanha para participar das cerimônias do Centenário de Vital Brazil Mineiro da Campanha, em 28 de abril de 1965.

Foto: Acervo Família Serrano Ribeiro




Da esquerda para a direita: Governado Magalhães Pinto, de Minas, esposa de Vital Brazil, D. Dinah, o Bispo D. Othon Motta, xxx, representando o Governador de São Paulo, Ademar de Barros, e o Gen. Paulo Francisco Torres, Governador do Estado do Rio de Janeiro. Ao fundo, Dr. Nelson Dias Ayres, Munir Bacha, atuando como radialista da Radio Difusora da Campanha, e Nilton Val Ribeiro, Promotor de Justiça, que naquele momento fazia homenagem a Vital Brazil com a leitura de um acróstico de exaltação, publicado a seguir, alusivo ao cientista.


                VITAL BRAZIL MINEIRO DA CAMPANHA

                                       Nilton Val Ribeiro

Voltaste, centenário, das vitórias
Imanentes do teu ciclo colorido!
Trouxeste, na imortalidade, tuas glórias
Ao torrão bissecular estremecido.
Levaste, para partires para a grandeza,

Bela e firme, a consciência do valor!
Reuniste, nos horizontes da nobreza,
Ao talento a inspiração de um terno amor!
Sublimado a distinção, a probidade,
Imensas em tua viva floração,
Lenitivo deste logo à humanidade,

Mais amigo, abnegado, e mais irmão.
Ingênito, no espírito e inteligência,
Na beleza fraternal, - tua atração -
Encontraste, no prestígio da ciência,
Inteirinha, a feliz consagração.
Rever o teu trabalho relevante,
Os reflexos de tua luta tão real,

De um HOMEM é falar, mais cintilante,
Ao bafejo do aplauso universal.

Cadinho de fulgor-devotamento,
Atento à compassiva atividade,
Mitigaste a dor, o mal, o sofrimento,
Pioneiro vital da caridade.
A gratidão da Pátria emocionada,
No elogio de Memória tão querida,
Há de ficar eternamente aureolada,
Abençoando a “CAMPANHA” de tua vida.

28/04/1965





Colaboração: Gerson S. Ribeiro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

50 anos sem o Monsenhor Mesquita

As Endoenças em Campanha no final do Século XIX