Biografia - Jair de Paiva Lemes

JAIR DE PAIVA LEMES – Campanhense, nascido a 2 de dezembro de 1922. Filho de Eulálio da Silva Lemes e Ana Antônia de Paiva Lemes. Em razão de dificuldades financeiras não teve condições de um estudo mais apurado. No entanto, sua capacidade e extraordinária inteligência fizeram dele um autodidata excepcional.
Em 1945 casou-se com Hermila de Pádua Lemes, com quem teve dois filhos: Márcia e Franz. Era músico de escol, sendo clarinetista e saxofonista de grandes méritos. Integrou a orquestra “Hindu Jazz” que tocava nos cassinos das estâncias hidrominerais e cidades vizinhas e a Banda Dom Ferrão. Fez parte da orquestra de câmara de João Batista Maia, fundada em 1942.
Funcionário da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos. Ocupou cargos de relevância. Possuía um espírito de liderança que muito contribuiu para bem realizar suas tarefas de chefe nos correios. Entre suas inúmeras habilidades era admirado pela rapidez com que escrevia na máquina de datilografia. Aposentado, foi logo convidado pelo ex-prefeito Andrielle Andriatta para integrar o quadro de funcionários da Prefeitura.
Prestou relevantes serviços ao povo campanhense. Na gestão do Prefeito Ronald Ferreira foi nomeado chefe do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal (SERPHAM), onde mostrou sua capacidade de trabalho e de homem empreendedor, conseguindo restaurar a “Casa de Vital Brazil”.
De espírito alegre, vivia cercado de amigos e admiradores. Foi um escritor de talento deixando trabalhos sobre “Autonomia Municipal e os Prefeitos da Campanha” e “Efemérides Campanhenses” que merecem aplausos.
A 20 de março de 1987 veio a falecer. Para saber mais, consultar: “Campanhenses Ilustres nº 5” – Secretaria de Cultura – Biblioteca Cônego Victor.
![]() |
Márcia, Jair, Hermila e Franz
Fonte e fotos: https://genealogiadoslemes.wordpress.com/2018/11/16/1922-jair-de-paiva-lemes-campanha/ acessado em 29/04/2020 às 10h.
|
Comentários
Postar um comentário