Biografia - Professor Cleiton de Oliveira

 

Foto: Acervo Pessoal Cleiton de Oliveira
Créditos: Guilherme Dardanhan/ALMG

Cleiton de Oliveira é professor e Mestre em História. Deputado Estadual na 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Cleiton nasceu no dia 28 de maio de 1977 no hospital de Boa Esperança, cidade vizinha a Coqueiral, onde seus pais Rui Barbosa e Lidia Savieiro residiam, mais precisamente no distrito de Frei Eustáquio. Foi nesse pequeno vilarejo que ele deu os seus primeiros passos. Em 1980 mudou-se com os pais para Varginha. 

De família católica, teve sua primeira experiência na Renovação Carismática Católica em 1991. Até hoje, participa ativamente do Movimento. Inclusive já esteve à frente de várias coordenações, como a da Diocese da Campanha. Desde criança, aprendeu com a família sobre a importância de doar sua própria vida em ajuda aos mais pobres. Há mais de 25 anos, o pai de Cleiton, sr. Rui, mantêm em Varginha uma entidade chamada Associação Refazer Santa Rita de Cássia, responsável por alimentar e colaborar na construção de casas para moradores de rua e famílias carentes da cidade. Cleiton sempre esteve junto com o pai, contribuindo nos mais diversos trabalhos sociais da associação.

Em 1999 graduou-se em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Tornou-se também Mestre em História do Brasil. No dia 01 de maio, do mesmo ano, casou-se com Elaine, sua namorada desde os 14 anos. Em 2000, por motivos de trabalho, o casal se mudou para Palmas, no Tocantins. No ano seguinte, nasceu o filho Davi. No ano de 2008, a família retornou a Varginha e o professor continuou lecionando em várias escolas do Sul de Minas Gerais. Em 2016, Cleiton recebeu seu 2º título de mestre, dessa vez em História Ibérica. Em 2018, após um discernimento interno, foi convidado pelo Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais para se candidatar a uma vaga de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa. Após assumir mais esse chamado, fez uma campanha honrosa, cercada da ajuda dos amigos e, em outubro de 2018, foi eleito Deputado Estadual pelo partido Democracia Cristã, na primeira eleição em que disputou. Obteve 31. 347 votos, vindos de mais de 500 municípios. Tomou posse na Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro de 2019. Desde então tem trabalhado com muito diálogo e força de vontade em prol do estado, com especial atenção aos mais pobres e às cidades do sul de Minas Gerais. 

Atualmente, é filiado ao PSB. É membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia. É também coordenador da Frente Parlamentar de Ciência e Pesquisa e da Frente Parlamentar Itamar Franco, que defende o Lago de Furnas, patrimônio do povo mineiro. O Lago de Furnas, juntamente com o Lago de Peixoto, se tornou uma das principais bandeiras de seu mandato. Mais recentemente, foi convidado a estar no Comitê de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia de Minas. O grupo é composto por sete deputados que se reúnem com representantes do Governo Estadual em busca de soluções para setores atingidos pela pandemia. 

O mandato do Professor Cleiton tem foco na pessoa de Jesus Cristo, por isso, segue os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja. Em sua conduta como parlamentar, busca construir pontes e não muros, sendo canal e mediador na resolução de conflitos e soluções que beneficiarão os mineiros. Acredita firmemente nas palavras do papa Paulo VI que diz que a política é uma das formas mais elevadas para se fazer caridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA CAMPANHA

50 anos sem o Monsenhor Mesquita