Biografia - Maria Thereza Gama Pires
Foto: acervo pessoal - Maria Thereza
Maria Thereza Gama Pires é filha de José Júlio Pires e Rachel Gama Pires. Campanhense de nascimento, fez seu ensino primário no Externato Nossa Senhora de Lourdes (Campanha, MG) e seu ensino fundamental e médio na Escola Estadual Vital Brasil (1973-1979). Bacharelou-se em Direito, em 1983, pela Faculdade de Direito de Varginha - FADIVA. Regressando a sua terra natal, trabalhou como auxiliar administrativo na Empresa de Correios e Telégrafos. É integrante do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural desde 2007, participando do importante projeto de tombamento do Centro Histórico da Campanha, e é colaboradora expressiva dos projetos de manutenção e proteção do patrimônio histórico e artístico municipal.
Discurso de imersão no Instituto Histórico e Geográfico da Campanha
Cadeira nº 46 – Patrono: Ministro Alfredo de Vilhena Valladão
Evocação: Dr. Mário Vani Benfica
Foi com enorme surpresa que recebi o convite para assumir uma cadeira no Instituto Histórico e Geográfico da Campanha. Confesso que diante de tantas pessoas que ocupam, que ocuparam ou que estão neste momento a tomar o seu lugar nesta egrégia casa, senti-me inadequada pra tamanha honra. São nomes que conheço e dos quais me orgulho, campanhense que sou. Todos, sem exceção, honraram e amaram nossa velha urbe, "Atenas Sul-Mineira".
Humildemente, mas com afinco e dedicação, prometo fazer jus ao convite e à cadeira que tomo posse. Que, para minha alegria e emoção, já foi ocupada pelo inesquecível Doutor Mário Vani Benfica, cuja biografia enalteço agora. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, conviver com sua família na infância e para além do mais, foi meu professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Varginha.
O Dr. Mário Benfica não nasceu aqui, no entanto, amou esta terra na qual, além de juiz de direto, fez parte da comunidade com distinção. No Instituto Histórico e Geográfico, em agosto de 1975, foi seu segundo presidente, onde atuou com dinamismo para resgatar, preservar e disseminar nossa história e geografia. Nascido em Bocaina de Minas, em 18 de setembro de 1929 e falecido em Varginha - MG em 18 de maio de 2013, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi juiz de direito de 1966 a 1987 e atuou como professor na FADIVA (Faculdade de Direito de Varginha) de 1967 a 2012, quando se aposentou por motivo de saúde. Nesta terra, foi merecidamente agraciado com o título de cidadão campanhense.
Relembro, também, que o primeiro ocupante da cadeira nº 46 foi o Dr. José Gomes de Moraes Filho, padre e advogado, mestre em direito canônico.
Para finalizar minha evocação, agradeço e parabenizo a todos os membros deste conselho, tenho cá pessoas a quem admiro e presencio o afinco com que trabalham em prol da Campanha da Princesa. Se não historiadores de formação, são historiadores autodidatas da célula mater do sul de Minas.
Neste momento, não poderia deixar de citar o nome de meu pai, José Júlio Pires, Português e Beirão de nascimento, campanhense de coração. Foi com ele que me apaixonei pela terra onde nasci. Papai colecionava revistas e jornais antigos da Campanha. Foi grande amigo do nosso querido Ronald Ferreira, outro apaixonado pela cidade. Passei a infância, ouvindo-o falar de nossa terra, na casa do saudoso Doutro Borges Netto, na chancelaria do bispado, junto ao Monsenhor Lefort, ou na residência do senhor Toniquinho Rezende.
Por isso, agora conclamo a todos, membros ou não deste instituto, a procurar resgatar nossa história. Façamos pela nossa cidade o que o grande presidente Kennedy sugeriu fazer em relação à Pátria: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo seu país".
Ofereço este momento a minha neta Lia, aqui presente. Prometo-te, minha menina, fazê-la honra nossa Campanha e respeitar as origens. assim, o futuro estará garantido.
Para se construir o que está por vir, honremos nossa história e vivamos nosso presente a mirar nosso futuro. Campanha e os futuros campanhense agradecem!
Comentários
Postar um comentário