Biografia - Maestro Claudemir José Rodrigues

Foto: Acevo Pessoal Claudemir José Rodrigues

Nascido no dia 03 de dezembro de 1978, natural de Campo Belo – MG; Criado no Povoado do Cedro, Município de Nepomuceno – MG. Primeiro entre três irmãs: Raquel Rodrigues, Regiane Rodrigues e Keila Danielle Rodrigues, filho de José Bento Rodrigues e Maria Celestina Rodrigues, tio de Jefferson Rodrigues de Souza e Luiz Felipe Rodrigues Quirino. Pai por escolha de João Vitor de Souza.

Cursou parte do ensino fundamental de 1ª à 4ª séries na Escola Estadual do Cedro; de 5ª à 8ª, do 1º ao 2º ano do ensino médio no Instituto Nossa Senhora do Carmo em Guaratinguetá – SP. Terceiro ano do ensino médio, Escola Estadual Dr. Murilo do Amaral em Aparecida – SP.

No período, de 1999 à 2002, foi aspirante Redentorista do Seminário Santo Afonso em Aparecida – SP.

Formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdades Integradas Paiva de Vilhena – Fundação Nossa Senhora de Sion – UEMG, em Campanha - MG.

Foi seminarista da Diocese da Campanha, de 7 de fevereiro de 2008 à 4 de novembro de 2013, quando cursava o segundo ano bacharelado em teologia na Faculdade Católica de Pouso Alegre - FACAPA.

Formou-se em curso intensivo de Técnica Vocal e Canto pelo CELMU – Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical, de 2010 à 2012.

Fez estágio lecionando Historia e Filosofia na Escola São João de Campanha. Lecionou Filosofia no Colégio Objetivo, Irmão Lucas, e SESI José Bento Nogueira Junqueira de São Gonçalo, em 2014. Lecionou por três meses, como designado na Escola Estadual Dr. João Pinheiro.

Músico, Regente, trabalha com a técnica vocal, e desenvolve trabalhos com coros e bandas de música, suas maiores paixões.

Exerce Função, por Tradição de gerações, de Embaixador de Folia de Reis, na Cia de Reis José Maria Feliciano, de Cedro, Porto dos Mendes de Campo Belo, Porto dos Mendes de Nepomuceno e Nazaré de Minas, cultura herdada dos bisavôs, avô e está sendo transmitida a afilhados e sobrinhos.

Participação especial como Regente do Grupo Folclórico As Pastorinhas de Boa Esperança –MG, com lançamento de livros do grupo e gravação de CD anexo em 2005.

Participou da criação do Coral Catedral, em Campanha – MG, em 2008 para atuar na liturgia da Paróquia Catedral de Santo Antônio.

Criou, com apoio da Paróquia e Prefeitura Municipal de São Bento Abade – MG, o Concerto de Natal que reúne diversos coros e grupos musicais desde 2010.

Desde fevereiro 2012 à frente do Coral São Gonçalo de Amarante, com a finalidade de atender a vida litúrgica da Paróquia São Gonçalo de Amarante. Criou o Recital Natalino da Paróquia, realizado sempre um domingo antecedente ao Natal, reunindo coros visitantes e grupos musicais diversos.

Em setembro de 2013, como seminarista estagiário na Paróquia São Gonçalo de Amarante, recebe comunicação por carta oficial, para receber um Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de São Gonçalo do Sapucaí – MG. Diplomado em 5 de dezembro de 2015. Em 28 de dezembro de 2017 recebe Título de Cidadão Honorário Sãogonçalense.

Professor de musicalização no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social de São Gonçalo do Sapucaí –MG, 2015 e 2016.

Membro, do MLSS – Movimento Literário Saberes e Sabores de São Gonçalo do Sapucaí - MG desde o dia 05 de maio de 2012, com participação em 3 dos 5 livros publicados pelo MLSS: Ponte de Memórias 2012, Antologia 2016 e Vozes da Cidade 2019.

Presidente do COMPAC – Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura de São Gonçalo do Sapucaí, em 2017 e 2018.

Regente da J.B.S - Banda Marcial José Benedito da Silva, da Escola Estadual Dr. João Pinheiro desde 2017.

Fundador em 27 de Abril de 2018 da Banda de Música União de Escolas, em São Gonçalo do Sapucaí – MG, em parceria com as Escolas Estaduais, Dr. João Pinheiro e Bárbara Heliodora. O que propiciou o resgate da tradição da banda e Semana Santa em 2019. Bem como demais procissões religiosas como parte da tradição do povo mineiro.

Em julho de 2019, por ocasião das comemorações do bicentenário da Paróquia São Gonçalo, realizou o 1º Encontro de Coros reunindo 10 coros das regiões Sul e Central de Minas.

Realizou o 1º Encontro de Bandas na cidade de São Gonçalo do Sapucaí-MG, reunindo 8 bandas das regiões Sul e Centro – Oeste de Minas.

Fundador, em 2 de julho de 2019 do Movimento Salvem as Bandas, no Estado de Minas  Gerais – oficialização em andamento -, sendo adeptas todas as regiões do Estado, com cerca de 200 Cidades, em preservação, manutenção e resgate das Bandas de Músicas como Patrimônio cultural do estado de Minas Gerais.  

Em 17 de Fevereiro de 2020, assume como 7º Regente Titular do Coral Campanhense, em Campanha - MG. 


 

Comentários

  1. PARABÉNS meu querido filho do coração, e merecedor de todas as tuas lutas e vitórias conquistadas ,confiando e lutando por todos, os momentos da nossa Paróquia com todo seu selo e carinho ...Deus abençoe grandiosamente sua vida com muitas bênçãos e graças ,com a Poderosa intercessão da Virgem Maria ...Abraços ....

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS meu querido filho do coração, e merecedor de todas as tuas lutas e vitórias conquistadas ,confiando e lutando por todos, os momentos da nossa Paróquia com todo seu selo e carinho ...Deus abençoe grandiosamente sua vida com muitas bênçãos e graças ,com a Poderosa intercessão da Virgem Maria ...Abraços ....

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Parabéns Claudemir que Deus continue abençoando sua vida com todo esse seu talento

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA CAMPANHA

50 anos sem o Monsenhor Mesquita